Minha Receita de Maminha Especial com Espaguete do Uiles (versão 2015)




Atendendo a pedidos, deixo aqui anos de estudo e testes nessa receita que é sucesso garantido e fácil de fazer. Essa receita de espaguete com Maminha é ciência pura aliada à técnicas inovadoras, práticas e modestas. :-)
Lá vai:

PARA MAMINHA:
                        1 kg e 1/2 de maminha MATURADA. É maturada mesmo.
                        5 tabletes de caldo de carne (moer com processador)
                        4 colheres de sopa de margarina
                        1 pitada de pimenta calabresa
                       
PARA O MOLHO:
                        1 colher de sopa amido de milho (Maizena)
                        1  litro de água
                        1 cebola média
                        1 tablete de caldo de carne
                        2 colheres de margarina
                        Salsinha picada

MODO DE PREPARO:
Perfure a maminha para que o tempero penetre bem.

Leve a maminha para cozinhar em uma panela elétrica com uma cebola pequena cortada em rodelas, uma colher de chá de sal, 2 folhas de louro e uma pimentinha calabresa, uma pitada na posição "Carne Seca" que na minha panela Rita Lobo de 6Kgs, deu 34 minutos. Quando resfriar, tire da panela, reserve.

Em um recipiente, misture bem os tabletes de caldo de carne e a margarina com a ajuda de um garfo. Você vai fazer uma pasta. Besunte bem toda a carne com essa pasta nos dois lados da maminha.

Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto por cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, abra, retire todo o caldo que a carne soltou e reserve em um recipiente. Esse caldo é importante! Se necessário peneire para ficar mais bonito.

Deixe esfriar um pouco, fatie a carne e reserve

MOLHO:
Pegue uma panela, coloque a cebola picada com 2 colheres de margarina, doure a cebola.

Coloque em outra panela, o litro de água com 1 tablete de caldo de carne, deixe ferver. Num recipiente pequeno.

Coloque 100ml de água fria, dissolva uma colher generosa de Maizena. Misture tudo com esse caldo que já está fervendo e deixe engrossar um pouquinho. Desligue.

Pegue a panela com a cebola dourada e junte o caldo que a maminha soltou na assadeira, o caldo que engrossou da outra panela, jogue um punhado de salsinha, deixe por 3 minutos e desligue.

Despeje sobre a carne, polvilhe salsinha mais fresca e sirva com espaguete Capellini nº 11 da Divella ou o Capellini nº1, Espaguetinho nº 9 da Barilla que também fica ótimo pode ter também um com arroz acompanhando. 

O molho da carne é o molho do espaguete. O caldo que a maminha soltou é o segredo do sabor do molho que você também pode servir com arroz branco. Fica perfeito dos dois jeitos. Cuida de tirar o óleo proveniente da margarina para que o molho não fique oleoso demais.

Daí, é só esperar os elogios!! Não sobra nada e é um prato inesquecível!! 

Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas